quarta-feira, 13 de abril de 2011

A visita de Antônio Gilberto à ENC!

Hoje, dia 13 de abril de 2011, o diretor do Ceacen, Antonio Glberto Porto Ferreira, cumpriu com o prometido e esteve presente na Escola Nacional de Circo com uma equipe que incluiu engenheiro e outros profissionais para verificar as instalações de nossa instituição e se apresentar aos alunos.

A apresentação ocorreu na hora do almoço, por volta das 12h, no refeitório. Ele esteve bastante disponível e houve abertura para a colocação dos alunos, mas o encontro não se estendeu muito por conta da reunião que haveria entre o Antonio Gilberto Porto Ferreira, a equipe que estava com ele, o diretor da ENC e, possivelmente algumas pessoas mais da administração e, espero que, professores. Davi foi o primeiro aluno a se colocar e fez isso muito bem. Começou agradecendo a presença do diretor e da equipe. As questões colocadas por Davi se referiam aos problemas atuais da nossa escola, à volta dos espetáculos e, principalmente, ao problema e incertezas da volta da ENC para a Praça da Bandeira. O diretor foi bastante objetivo e receptivo, dizendo que é bem provável que essa mudança não seja consumada até o final do ano pelo fato de ter-se que preparar o terreno e fazer as construções necessárias para garantir o funcionamento da nossa escola novamente na Praça da Bandeira e que, enquanto isso, ficaremos no terreno da Leopoldina funcionando normalmente. Comprometeu-se em nos manter informados a respeito das datas e do andamento do processo para a mudança.

Diogo, aluno formando, enfatizou pertinentemente a questão dos nossos problemas atuais de funcionamento, incluindo as instalações elétricas. O diretor se comprometeu a verificar todas as necessidades juntamente com a sua equipe e dar soluções imediatas para melhorar nossas condições, como concertar colchões de segurança, por exemplo. Pelo que entendi da fala dele, por enquanto será feito um reaproveitamento e melhoramento do que já temos, pois a instalação de novas coisas, como em relação à parte elétrica, por exemplo, ficaria inutilizada com a mudança da ENC, o que acarretaria dois gastos. A idéia, então, é investir em material novo para a estrutura da Praça da Bandeira.
Outra questão que Antonio Gilberto abordou, antes mesmo da colocação de Cintia e Kainã, foi referente à volta da realização dos espetáculos na lona. Segundo ele, a partir da resolução de problemas estruturais, a idéia é conseguir o alvará de funcionamento para que isso possa ocorrer. Entretanto ainda não deu nenhum prazo para isso, mas fez a promessa de que o espetáculo de formatura desse ano poderá contar com a utilização da lona, enfatizando a importância disso, já que o espetáculo faz parte da nossa formação.

Bem, e não posso deixar de falar das colocações apimentadas, embora pertinentes, do aluno Marcelo e do aluno Erik, a respeito da possível “maquiada” que a administração pareceu querer dar na nossa instituição para receber o diretor Antonio Gilberto e sua equipe. As afirmações de Marcelo faziam referência ao fato de, por uma “coincidência enorme”, nos últimos dois dias estar havendo uma mobilização para o desamontoamento da lona antiga e dos entulhos que, imprudentemente há meses estão depositados ao lado da cama elástica. O aluno também perguntou se a mobilização da equipe de serviços gerais continuará a mesma quando o diretor do Ceacen e sua equipe estiverem ausentes. Erik finalizou colocando que, “coincidentemente também” hoje todos os professores e funcionários estavam presentes, o que não ocorreu ontem, segundo ele.

A conversa se encerrou por aí para poderem iniciar a reunião interna. E também porque, na minha opinião, a coisa estava começando a esquentar e poderia tomar um rumo desagradável para todas as partes. Entretanto, creio que vale comentar que o professor Marcelington não teve tempo de se colocar, mas disse que o faria na reunião. Essa “alfinetada” final viria no momento em que o diretor Antonio Gilberto finalizou sua fala dizendo que todos precisam trabalhar juntos e cada um precisa exercer bem a sua função para ajudar na melhoria do todo. Marcelington, professor da ENC de modalidades como cama elástica e báscula, “ficou confuso”, pois o cargo oficial que ocupa mediante à FUNARTE e apresentado na sua carteira de trabalho é a de auxiliar administrativo, condição atual da maioria dos nossos professores.

O balanço geral dessa visita de hoje às nossas instalações me pareceu bastante positivo. O diretor do Ceacen pareceu muito receptivo às causas e disposto a se empenhar para realizar mudanças favoráveis e nosso diretor, que precisa mesmo ser nosso aliado, pareceu muito empenhado em participar e se movimentar nesse processo. Entretanto, a batalha está só começando e, cabe a nós fiscalizar todo tempo o andamento do cumprimento das promessas de melhorias e cobrar sempre, sem nos deixar amansar muito. Parabéns a todos pela mobilização!

Elis Ilkiu.

domingo, 3 de abril de 2011

Ato dos alunos da ENC na FUNARTE

Foto posada da galera que participou do Ato dos Alunos da ENC no edificio da Funarte!

Chegou dia 31 /03.

Muita chuva e a escola de circo vazia. Uma mudança de ultima hora do diretor do CEACEN: a reuniõ foi atrazada 1 hr...Preocupante... OK! tinhamos mais tempo para fazer a concentração e escrerver os cartazes.

A chuva parou. As pessoas foram aparecendo. UFA! Fomos num onibus desde a enc até a cinelândia e ali ficamos por uns 30min esperando o povo que viria direto. Acho que chegamos a somar 30 pessoas... quase 1/3 dos alunos da ENC! é bom!
Foi Ótimo! muita musica, alegria, vontade de mudança.
Tivemos a ilustre presença da nossa mestra Angela Cericola que como sempre, deu o maior apoio ao movimento... por mais que o nosso diretor tenha pedido que nenhum dos funcinários da casa saissem, ela pediu autorização e veio. Merece aplauso. Especial.

As causas pelas quais estavamos ali não são pertinentes só aos alunos. Tratam da organização da escola. São questões de interesse geral... ou deveriam ser.

Quando entregamos a carta na mão do diretor da ENC, ingenuamente imaginamos que ele poderia abraçar a causa. Não foi assim. Não houve (diretamente) um posicionamento por parte da direção. Compreensivel? pode ser...: estavamos questionando a maneira como se está conduzindo a instituição e não tinhamos um plano de ação. Tinhamos um termometro interno que nos diz que algo não esta bem, uma carta que tenta explicar o que não esta bem e AÇÃO.

E lá fomos nós!

A proxima postagem será sobre os encaminhamentos baseados na reunião... quais as perspectivas e os planos de ação. Não dá pra parar ai. Essa foi uma etapa Agora é bola pra frente. Cobrar, insistir, lembrar, relembrar, combinar, estar presente... E TREINAR! ÓÓÓÓBVIAMENTE!
rs...
Laura Faleiros

sábado, 2 de abril de 2011

Sobre a reunião com Antônio Gilberto

Sobre a reunião propriamente dita:

Antônio Gilberto se mostrou bastante defensivo com relação a carta. Está no cargo há menos de um mes e não lhe caimos com essa BOMBA!
SIM! É uma bomba e é pra ontem!

Nos desiludiu completamente com relação a contratação do novos professores por agora: O Governo Dilma lançou uma portaria provisória que proíbe concurso para contratação de funcionários públicos. Não sabemos até quando. Nada de professores por enquanto. Pedimos mais info a respeito do assunto para informar-nos.

O quadro geral de funcionários também É UM ASSUNTO COMPLEXO. (vou ser bem bruta na expicação):
Os concursados dificimente podem ser demitidos, por mais inuteis que possam chegar a ser. Comentamos alguns casos específicos da enc e explicitamos o desejo de abrir processo administrativo com relação a alguns "profissionais". Essas vagas poderiam ser substituidas por outras pessoas, mas dificilmente por alguém que nos seja util já que não tem professores de circo, ocupando um cargo público onde nao serve... outro professor de educação fisica?! não acho que seja o caso...

Uma vitória: em função das reclamações da infraestrutura da enc e a falta de materiais, o diretor se comprometeu a ir vsitar a ENC nessa próxima semanas ( possivelmente no dia 13/04) acompanhado de uma equipe especializada par analizar e pensar o que pode ser feito. Ele disse que extiste sim uma verba destinada a manutenção dos espaços mantidos pela FUNARTE.

VAMOS COBRAR!!!!!!!
Agendou tambem uma conversa com o Zezo ... eles precisam conversar. E muito, imagino.

Decorrente dessa reunião organizamos maaaais uma reunião de alunos, na ENC. Dessa vez a chamada da reunião foi era "apareça quem tiver vontade de se envolver com os encainhamentos das propostas". Não podemos continuar levantando questões e mais questões. Precisamos partir do que temos. Como podemos mobilizar-nos internamente em busca de resultados?


Essa reunião teve o objetivo prático de delegar funções. Organizamos pequenos núcleos para gerenciar assuntos específicas. Ficamos assim:

-Comissão de espetaculos da ENC (queremos que os alunos da enc voltem a ter o espaço de apresentação como processo pedagógico E ESPETÁCULO DE FORMATURA )

-Comissão de assistência das diretrizes pedagógicas (pessoal que vai acompanhar entender um pouco mais e representar o interesse dos alunos na parte dos direcionamentos pedagógicos. Questões relacionadas ao estatuto, projeto pedagogico, MEC, ...)
Lista com marcadores

Lhes conto que:
-na semana passada a comissão de espetáculos teve uma reunião com o Zezo e ja estamos mais situados da possibilidades que temos para retomar.
-temos marcada para sexta feira (15/04) uma reunião da comissão pedagógica.

É isso ai pessoal...
Registrada mais uma reunião nossa.

Laura Faleiros






Chamada para o Ato dos alunos a ENC na FUNARTE

Reunião dia 22/03




No dia 22/03 tivemos uma segunda reunião. Nesse dia nos reunimos para uma leitura da carta que nos haviamos proposto a escrever. A tal carta a FUNARTE circulou pelos correios eletrônicos de vários alunos da enc, amigos, parentes, etc. Por isso pode-se dizer que a partir dos tópicos levantados na reunião anterior, foi escrita coletivamente.
Depois de escrita a primeira versão do documento, começamos a produção do "evento entrega da carta"...rs.

...Antes de entregar a tal carta ao diretor do CEACEN, queriamos que o Zezo, diretor da ENC, a visse, fizesse suas considerações e se
quisesse e se sentisse a vontade, sugerisse mudanças que acatariamos ou não. E assim foi feito.

-Conseguimos agendar com o diretor do CEACEN (Centro de Artes Cênicas; FUNARTE)- Antônio Gilberto Porto Ferreira uma reunião. Iriamos entregar a carta coletivamente. Não era uma manifestação. Era um ato coletivo.... OK! era uma manifestação. Estavam todos animados e de acordo.
-entramos em contato com alguns canais de divulgação/mídia. Mandamos emails. fizemos uma "Chamada virtual" e eu, particularmente, estava bem estressada.

Esse aqui é o link para a carta "Nossa Escola":