quarta-feira, 13 de abril de 2011

A visita de Antônio Gilberto à ENC!

Hoje, dia 13 de abril de 2011, o diretor do Ceacen, Antonio Glberto Porto Ferreira, cumpriu com o prometido e esteve presente na Escola Nacional de Circo com uma equipe que incluiu engenheiro e outros profissionais para verificar as instalações de nossa instituição e se apresentar aos alunos.

A apresentação ocorreu na hora do almoço, por volta das 12h, no refeitório. Ele esteve bastante disponível e houve abertura para a colocação dos alunos, mas o encontro não se estendeu muito por conta da reunião que haveria entre o Antonio Gilberto Porto Ferreira, a equipe que estava com ele, o diretor da ENC e, possivelmente algumas pessoas mais da administração e, espero que, professores. Davi foi o primeiro aluno a se colocar e fez isso muito bem. Começou agradecendo a presença do diretor e da equipe. As questões colocadas por Davi se referiam aos problemas atuais da nossa escola, à volta dos espetáculos e, principalmente, ao problema e incertezas da volta da ENC para a Praça da Bandeira. O diretor foi bastante objetivo e receptivo, dizendo que é bem provável que essa mudança não seja consumada até o final do ano pelo fato de ter-se que preparar o terreno e fazer as construções necessárias para garantir o funcionamento da nossa escola novamente na Praça da Bandeira e que, enquanto isso, ficaremos no terreno da Leopoldina funcionando normalmente. Comprometeu-se em nos manter informados a respeito das datas e do andamento do processo para a mudança.

Diogo, aluno formando, enfatizou pertinentemente a questão dos nossos problemas atuais de funcionamento, incluindo as instalações elétricas. O diretor se comprometeu a verificar todas as necessidades juntamente com a sua equipe e dar soluções imediatas para melhorar nossas condições, como concertar colchões de segurança, por exemplo. Pelo que entendi da fala dele, por enquanto será feito um reaproveitamento e melhoramento do que já temos, pois a instalação de novas coisas, como em relação à parte elétrica, por exemplo, ficaria inutilizada com a mudança da ENC, o que acarretaria dois gastos. A idéia, então, é investir em material novo para a estrutura da Praça da Bandeira.
Outra questão que Antonio Gilberto abordou, antes mesmo da colocação de Cintia e Kainã, foi referente à volta da realização dos espetáculos na lona. Segundo ele, a partir da resolução de problemas estruturais, a idéia é conseguir o alvará de funcionamento para que isso possa ocorrer. Entretanto ainda não deu nenhum prazo para isso, mas fez a promessa de que o espetáculo de formatura desse ano poderá contar com a utilização da lona, enfatizando a importância disso, já que o espetáculo faz parte da nossa formação.

Bem, e não posso deixar de falar das colocações apimentadas, embora pertinentes, do aluno Marcelo e do aluno Erik, a respeito da possível “maquiada” que a administração pareceu querer dar na nossa instituição para receber o diretor Antonio Gilberto e sua equipe. As afirmações de Marcelo faziam referência ao fato de, por uma “coincidência enorme”, nos últimos dois dias estar havendo uma mobilização para o desamontoamento da lona antiga e dos entulhos que, imprudentemente há meses estão depositados ao lado da cama elástica. O aluno também perguntou se a mobilização da equipe de serviços gerais continuará a mesma quando o diretor do Ceacen e sua equipe estiverem ausentes. Erik finalizou colocando que, “coincidentemente também” hoje todos os professores e funcionários estavam presentes, o que não ocorreu ontem, segundo ele.

A conversa se encerrou por aí para poderem iniciar a reunião interna. E também porque, na minha opinião, a coisa estava começando a esquentar e poderia tomar um rumo desagradável para todas as partes. Entretanto, creio que vale comentar que o professor Marcelington não teve tempo de se colocar, mas disse que o faria na reunião. Essa “alfinetada” final viria no momento em que o diretor Antonio Gilberto finalizou sua fala dizendo que todos precisam trabalhar juntos e cada um precisa exercer bem a sua função para ajudar na melhoria do todo. Marcelington, professor da ENC de modalidades como cama elástica e báscula, “ficou confuso”, pois o cargo oficial que ocupa mediante à FUNARTE e apresentado na sua carteira de trabalho é a de auxiliar administrativo, condição atual da maioria dos nossos professores.

O balanço geral dessa visita de hoje às nossas instalações me pareceu bastante positivo. O diretor do Ceacen pareceu muito receptivo às causas e disposto a se empenhar para realizar mudanças favoráveis e nosso diretor, que precisa mesmo ser nosso aliado, pareceu muito empenhado em participar e se movimentar nesse processo. Entretanto, a batalha está só começando e, cabe a nós fiscalizar todo tempo o andamento do cumprimento das promessas de melhorias e cobrar sempre, sem nos deixar amansar muito. Parabéns a todos pela mobilização!

Elis Ilkiu.

Nenhum comentário: